Alguma vez imaginou como seria se perdesse todos os dados guardados nos seus dispositivos e fosse obrigado a começar do zero? Com uma boa estratégia de rotina de backups estará apto para lidar com a situação, protegendo os seus projetos e dados de anos de trabalho.
O que é um backup
Backup é o processo de efetuar cópias de segurança de todos os dados armazenados nos seus dispositivos eletrónicos, de modo a possibilitar uma recuperação total em caso de perda.
Tipos de backups
Conheça 2 tipos de backups existentes e compreenda as diferenças entre estes:
- Backup Completo: Cria um cópia completa de todos os dados armazenados nos dispositivos, é um backup extremamente grande e, consequentemente, longo.
- Backup incremental: Para efetuar um backup incremental é necessário já ter um backup completo com todos os dados do sistema, uma vez que as gravações incrementais verificam os dados modificados e apenas copiará os documentos mais recentes. Neste tipo de backup, as cópias são mais rápidas, mas para restaurar os dados será necessário o último backup completo e todos os backups incrementais, o que torna o processo demorado.
Qual os sistemas de armazenamento de backups
Cada sistema de armazenamento de backup exige um tempo de recuperação e um ponto objetivo de recuperação, deste modo nenhum sistema pode ser aplicado para todas as situações. Assim, os principais dispositivos usados para backup são:
- HD externos: É uma opção de backup utilizada por utilizadores residências devido à capacidade de armazenamento e mobilidade. Contudo, são equipamentos que podem ser perdidos e danificados com facilidade
- NAS: É a tecnologia que junta dois ou mais SSDs e/ou hard Drives para guardar as informações, este equipamento permite recuperar dados mesmo que um ou mais dos hard disks falhem, para ter acesso a este sistema é necessário introduzir dados de utilizador e uma palavra pass.
- Unidades de fita: Estes equipamentos são uma boa opção devido à sua durabilidade e à grande capacidade de armazenamento, contudo estes dispositivos estão sujeitos a danos físicos causados pela exposição a campos magnéticos e a cópia pode demorar até um dia para estar completa.
- Cloud: A Cloud guarda os dados em servidores remotos, sendo que normalmente estes são geridos por um fornecedor externo, permitindo o acesso aos dados a partir de qualquer local com ligação à internet e mantendo os dados seguros contra desastres físicos.
A Sisgarbe aconselha ainda a criação de um backup externo à empresa, ou seja, a criação de um backup que irá ser guardado num local externo ou storage fora da empresa, de modo a estar precavido em caso de acontecer alguma coisa aos dados guardados internamente.
Ter um sistema de backups salvaguarda o seu trabalho e dá-lhe a segurança que o seu trabalho está precavido.
Não perca mais tempo e fale com a nossa equipa de T.I para saber a solução de backup ideal para o seu negócio.